Hoje eu quero falar com você, candidato que bateu na trave. Teve uma votação até expressiva, porém, o concorrente fez mais e melhor que você. Na próxima, a depender das atitudes que você tome hoje, pode ser a sua vez. Então, se liga nas dicas:
Use seu ativo político: se você perdeu com mil votos, você é um candidato de mil votos e muitos deputados e partidos gostariam de te manter por perto. Então, use isso ao seu favor para ter um espaço que te dê o mínimo de estrutura.
Avalie o que deu errado: você não ganhou porque houve erros. Não faça vista grossa para isso e tome uma atitude. Não importa se foi um erro de um amigo ou parente. A urna não tem sentimento.
Mantenha as bases eleitorais mais perto: agora ela será assediada pelos candidatos eleitos. Por isso, não dê mole! Fique perto e tente resolver o máximo de problemas da sua comunidade, antes que alguém passe na sua frente. Agora você está em desvantagem.
Ganhe mais campo: Se você é aquele candidato de mil e precisava de 2 mil para se eleger, a conta é clara. Faltou voto. Então, corra atrás de mais campo. Agora com mais calma. Um erro comum é investir em bases falsas. Aquela pessoa que tem tanto voto que não tem coragem de sair candidato por exemplo e quando você vê, ou se vende para vários candidatos ou não tem ninguém. Então, com cautela e bastante critério, busque novos campos. Uma possibilidade é buscar parceria com aqueles candidatos que tiveram menos votos que você por exemplo.
Atualize suas redes sociais: esse talvez seja o erro mais comum e mais sorrateiro que os candidatos que não são eleitos cometem, deixar de atualizar a rede social. Como o nome já diz, se você não socializa com frequência com seus eleitores, você não cria conexões reais, não conquista novas amizades e seu resultado durante a eleição nas redes sociais será irrisório.
Crie uma bolha: se você não tem recurso para contratar um sistema de gestão e cadastro, busque meios alternativos como criar um grupo de Telegram/WhatsApp, mas a bolha é importante para te dar ideia em números do seu ativo político. Pessoas que aceitam entrar nessa bolha estão confirmando um apoio ao seu projeto.