A resposta para isso passa antes por uma pergunta: você pretende se candidatar ainda? Se a resposta for não, utilize o ativo político que você construiu para alcançar seu objetivo de campanha se aliando a alguém que irá abraçar o seu projeto. Caso você deseje sair como candidato a vereador novamente, se liga nas dicas:
Avalie friamente o seu desempenho
Fará sentido você sair de novo? Como foi o seu desempenho? Sua votação foi expressiva, baseado no seu investimento e parcerias? Digo isso porque, com a reforma eleitoral e extinção da coligação partidária para as proporcionais, tem muito candidato sendo iludido pelos partidos e sendo usado para fazer volume. Então, fique ligado! Talvez você não tenha tanto potencial assim. Após avaliar o desempenho, faça um de-briefing. O que você errou e onde acertou? Faça essa lista e deixe ela salva em um lugar que você possa consultar sempre e pôr em prática (o principal).
2024 é logo alí!
Então, não cometa o erro de esperar chegar perto da eleição para se mover. Invista em redes sociais agora, mantenha suas bases ainda mais perto de você, – até porque elas serão muito assediadas -, cadastre seu público e mantenha a relação próxima com ele.
Escolha bem o partido que você vai sair
Não visando a verba partidária, – que muitas vezes é um elefante branco -, mas pensando no potencial de você ser eleito, baseado no coeficiente partidário. Se tem muito candidato forte, fuja! Avalie também se é um partido organizado e que esteja alinhado com as suas pautas.
Busque novos parceiros
Não deu certo porque você não teve votos suficientes. Por isso, ampliar sua base é imprescindível. Uma boa forma é buscar um parceiro que visa outro cargo diferente do seu, como um deputado federal e/ou estadual. Com isso, você pode trabalhar para ele em 2022 e usar como um termômetro para sua candidatura em 2024.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a tomar a melhor decisão. Até a próxima dica!